terça-feira, 14 de setembro de 2010

- Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias.

A idéia é que as tecnologias da informação digital vieram para ficar e, no futuro próximo, quem não tiver “incluído digitalmente” viverá sob uma limitação social, pois nas ultimas décadas cada vez mais são incorporadas as políticas de inclusão digital como; projetos e ações que facilitam o acesso à rede de informação e o domínio dos variados tipos de ferramentas.
Diante das mudanças tecnológicas e com a utilização de tais recursos com certeza a atuação dos docentes passará por grandes transformações, essas que vem estimular o professor adequar-se e interagir com o alunado que está à frente dessa chuva de informação. Algumas tendências já podem ser determinantes. A exemplo disso, o aprendizado continuo se torna imprescindível, pois a era da informação digital está sendo mais do que mudança social.
Mas para nos adequar a elas é fundamental que haja um investimento voltado não somente aos professores, que após as formações que recebem nem sempre o espaço escolar oferece máquinas disponíveis o suficiente para que sejam utilizadas em sua prática e experiências tecnológicas. Um exemplo de um curso riquíssimo: Aluno Integrado; Qualificação em Tecnologia Digital disponível para alunos das escolas públicas, os mesmos estão enfrentando muitas dificuldades por falta de máquinas para fazer suas atividades, as poucas escolas que possuem laboratório estão sempre ocupadas com outras atividades. Infelizmente a escola hoje ainda não consegue adequar a essas mudanças para atender os alunos de forma clara e segura em relação às essas novas tecnologias.

Um comentário:

  1. Nelci,é verdade quando você fala quem não tiver “incluído digitalmente” viverá sob uma limitação social. Temos que estar atentos as mudanças pois com a utilização de tais recursos com certeza a atuação dos docentes passará por grandes transformações, essas que vem estimular o professor adequar-se e interagir com o alunado.
    Um abraço! Rosilde

    ResponderExcluir