sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Conceito Currículo TIC”

A escola é um espaço educativo, e o seu trabalho não pode ser pensado nem realizado no vazio e na improvisação. Hoje emergem estudos que integram dois dos mais importantes temas do panorama educativo atual: tecnologias e currículo. Como bem coloca a autora Maria Elizabeth Biancocini de Almeida, mas para isso o uso educativo com as tecnologias tem que estar inserindo novas contribuições à aprendizagem significativa, integrada a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica.
E a escola deve estar continuamente buscando adequar- se as novas exigências educacionais, criando situações que favoreça a aquisição do conhecimento, e inserir no seu currículo conteúdos integrados as novas tecnologias educacionais, e isso que o currículo escolar representa; a caminhada que os educando fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar com integração de tecnologias, e como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e enfrentar os novos desafios.
MEMORIAL REFLEXIVO

Tema:Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Nelci de Farias Gomes
Orientadora: Elizangela Menezes


Na perspectiva dos objetivos que se propõem o curso, e em relação as questões especificas, que diz a respeito a promoção de pesquisa e o desenvolvimento de novos conceitos profissional, e ser capaz de perceber o papel e a importância das tecnologias digital, como fonte essencial para o desenvolvimento pedagógico e conhecer as diferentes mídias com as quais poder trabalhar e identificar novas linguagens trazidas pelas mesmas e ainda compreender o potencial desse experimento dentro do contexto escolar e do profissional, não deixar de aprimorar cada vez mais, para então ter condições de competir com a demanda em busca de novas oportunidades e prestar serviço com qualidade.
Neste sentido é que o curso se tornou indispensável no meu dia- a- dia, de modo a vir garantir o meu sucesso dentro do meu trabalho.
Durante o curso tive a oportunidade de trabalhar diretamente com diferentes mídias onde adquiri conhecimento e mais habilidade no manuseio dos equipamentos.
As dificuldades não foram poucas, e ainda virão muitas e com certeza não vou medir esforços para supera- las. Agora posso afirmar que como as rápidas mudanças que ocorre no mundo digital, já “não existe” praticamente uma profissão que não necessite das facilidades que as mídias tecnológicas nos proporcionam.
As tecnologias deixaram de ser experimentos, agora são mudanças com alternativa para uma sociedade mais organizada onde todos possam usufruir dos benefícios da modernidade para um mundo melhor.
Enfim, o curso e riquíssimo que para mim é de grande valia, com muitos desafios mas que superou as minhas expectativas e proporcionou novos experimentos.